Sistema digestório: guia completo para sua saúde digestiva

Fundo rosa e uma mulher sorridente vestindo blusa amarela com as mãos na barriga

O sistema digestório vai muito além da simples digestão dos alimentos. Afinal, é sua responsabilidade garantir que o corpo receba os nutrientes essenciais para produzir energia, fortalecer o sistema imunológico e manter o funcionamento adequado de células, tecidos e órgãos1.

Além disso, o intestino tem uma ligação direta com o cérebro e, assim, influencia desde o humor até a imunidade. Não é à toa que popularmente o chamam de “segundo cérebro” 1!

Esse sistema impressionante, que começa na boca e termina no ânus, passa por órgãos essenciais, como esôfago, estômago, fígado e intestino. Cada um tem um papel específico na quebra dos alimentos, na absorção de nutrientes e na eliminação de resíduos1.

Mas, para que tudo funcione bem, é preciso adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, boa hidratação e controle do estresse.

Neste guia, você vai entender melhor como o sistema se estrutura, quais são suas principais funções e, claro, como manter a saúde digestiva em dia. Afinal, um sistema saudável significa mais disposição, melhor absorção dos alimentos e um impacto positivo na sua qualidade de vida1. Boa leitura!

Resumo:

  • O sistema digestório é responsável por processar, absorver nutrientes e eliminar resíduos, o que garante o bom funcionamento do organismo1.
  • Também recebe o nome de sistema digestivo e é composto por boca, esôfago, estômago, intestinos, reto e ânus, além de fígado, pâncreas e vesícula biliar1,2,3.
  • As bactérias da flora intestinal e as enzimas digestivas atuam na quebra dos alimentos e na absorção de nutrientes2.
  • O processo digestivo envolve diferentes etapas, como mastigação, deglutição, digestão, absorção e eliminação de resíduos2.
  • Além da digestão, o sistema participa da síntese de hormônios, coagulação sanguínea e eliminação de substâncias tóxicas3.
  • Para manter a saúde digestiva, é essencial cuidar da alimentação, ingerir a quantidade adequada de água e praticar atividades físicas4,5,6.

Conteúdos relacionados:

O que é o sistema digestório?

O sistema digestório, que também recebe o nome de sistema digestivo ou gastrointestinal, é um dos principais sistemas do corpo humano, pois processa e absorve os nutrientes, libera-os na circulação sanguínea e promove sua eliminação. Portanto, permite o bom funcionamento geral do organismo¹.

É composto por muitos órgãos, como boca, esôfago, estômago, intestino, reto e ânus, além do trato gastrointestinal, formado pelo pâncreas, fígado, vesícula biliar e glândulas salivares¹, ²,³.

As bactérias que vivem no trato gastrointestinal compõem a flora intestinal (ou microbioma) e atuam diretamente no processo digestivo ¹. Assim como as enzimas liberadas pelos órgãos e glândulas, que agem desde a digestão até a formação de fezes ².

Em outras palavras, é um sistema que orquestra o funcionamento de órgãos, glândulas, enzimas, hormônios, bactérias, nervos e sangue para transformar os alimentos e as bebidas em energia para o corpo exercer suas funções ¹.

Qual a função do sistema digestório humano?

As principais funções do sistema digestório humano são2:

  • processamento;
  • mastigação;
  • deglutição;
  • digestão;
  • absorção;
  • eliminação de alimentos e bebidas.

Assim, podemos dizer que sua função é promover a digestão de proteínas, carboidratos e lipídios (gorduras). Além disso, absorver líquidos e nutrientes e, ainda, fornecer uma barreira física e imunológica para microrganismos, corpos estranhos e antígenos, como vírus2.

Ao olhar mais de perto o funcionamento de todo o sistema, percebe-se que os órgãos também desempenham papéis na coagulação sanguínea e na síntese de hormônios não associados à digestão. E ainda auxiliam a eliminar substâncias tóxicas do sangue e a metabolizar os medicamentos ³.

Leia também: Como aumentar as bactérias boas no intestino? Cuidados essenciais

Como funciona o sistema digestivo?

O sistema digestivo quebra os alimentos em partes pequenas por meio da mastigação e dos sucos digestivos, como ácidos do estômago, bile e enzimas. Ao se moverem pelo trato gastrointestinal, têm uma parte absorvida e outra eliminada pelas fezes. O intestino grosso, por exemplo, absorve a água para os resíduos da digestão virarem cocô ¹.

Os alimentos e as bebidas passam pelo sistema por meio do peristaltismo, processo que move as paredes de músculos de determinados órgãos com a função de empurrar e misturar a comida ¹.

Como curiosidade, o músculo que está atrás do alimento se contrai e o aperta contra a musculatura da frente, que relaxa para possibilitar a descida pelo trato gastrointestinal ¹.

Não é à toa que o corpo pode ser visto como uma orquestra! Todas suas partes funcionam de modo conjunto e sincronizado.

Quando você come, os alimentos seguem o seguinte caminho ²,³:

  1. entram na boca e passam para a garganta (faringe);
  2. o esfíncter superior do esôfago se abre para receber a comida;
  3. os movimentos peristálticos realizam contrações musculares e empurram os alimentos para baixo;
  4. a comida passa pelo diafragma e esfíncter inferior do esôfago e entra no estômago;
  5. os ácidos estomacais e enzimas quebram os alimentos;
  6. o intestino delgado recebe suco digestivo do pâncreas e bile do fígado para seguir na quebra de nutrientes e absorção de água e nutrientes;
  7. o intestino grosso também atua na quebra dos alimentos restantes, e os resíduos são eliminados pelas fezes.

Quais órgãos compõem o sistema digestivo?

O sistema digestivo é composto por:1,2,3

  • boca;
  • esôfago;
  • estômago;
  • pâncreas;
  • fígado;
  • vesícula biliar;
  • intestino delgado;
  • intestino grosso;
  • reto e ânus.

A seguir, confira a função específica de um!

1. Boca

A digestão começa pela boca. Os dentes trituram e esmagam os alimentos e o movimento da língua empurra a comida para dentro da garganta, que passa por um pequeno tecido (epiglote) que atua como uma tampa, abrindo-se para o bolo alimentar passar ¹,²,³.

As glândulas salivares produzem a saliva, que é um suco digestivo com enzimas para deixar os alimentos úmidos, facilitar seu movimento para o esôfago e estômago e iniciar a quebra de amidos (açúcar) dos carboidratos ¹.

A comida passa pela garganta com movimentos voluntários, ou seja, você controla a hora de engolir. Porém, ao passar do esôfago para o estômago, o controle é involuntário, feito sozinho pelo corpo ²,³.

2. Esôfago

Ao engolir, os movimentos peristálticos empurram a comida para o esôfago até o estômago, pois o cérebro “avisa” aos músculos do órgão que há presença de alimentos e estimula o peristaltismo ¹.

Quando os nutrientes chegam à parte baixa (final) do esôfago, o músculo esfíncter esofágico inferior, que tem forma de anel, relaxa e permite o bolo alimentar entrar no estômago ¹.

Uma curiosidade é que o esfíncter inferior só abre com a presença de alimentos e bebidas para evitar que retornem do estômago ¹.

3. Estômago

As glândulas do estômago produzem e liberam ácidos estomacais e enzimas para quebrar os alimentos. Além disso, os músculos usam o peristaltismo para misturá-los aos sucos digestivos ¹.

Lentamente, o estômago esvazia e envia o conteúdo para o intestino delgado em um processo chamado quimo ¹.

Em refeições líquidas, o esvaziamento acontece cerca de uma a duas horas depois, e nas sólidas, em torno de duas a três horas, conforme a quantidade de comida e as características dos alimentos ²,³.

Nesse contexto, vale a pena destacar que as secreções gástricas desse órgão são fundamentais para aumentar a absorção intestinal de vitamina B12, cálcio, ferro e zinco ²,³.

4. Pâncreas

O pâncreas também produz suco digestivo com enzimas para ajudar a quebrar carboidratos, gorduras e proteínas, e os envia ao intestino delgado por ductos (como se fossem tubos) ¹.

5. Fígado

Já o fígado sintetiza outro suco digestivo, a bile, que colabora para quebrar as gorduras e algumas vitaminas dos alimentos ¹.

Seus ductos transportam a bile para a vesícula biliar ou o intestino delgado ¹.

6. Vesícula biliar

A vesícula biliar é responsável por armazenar a bile entre as refeições. Sendo assim, ao comer, envia o suco digestivo para o intestino delgado ¹.

7. Intestino delgado

O intestino delgado também produz seu próprio suco digestivo e o mistura com a bile e o suco pancreático para continuar a quebra de proteínas, carboidratos e gorduras.

Além disso, as bactérias “do bem” geram enzimas para digerir os carboidratos.

Esse órgão também movimenta a água do sangue para o trato gastrointestinal com a finalidade de quebrar os alimentos, e absorve água e outros nutrientes essenciais para a corrente sanguínea ¹.

8. Intestino grosso

No intestino grosso, as bactérias ajudam a continuar a quebra dos nutrientes restantes, além de ajudar a produzir vitamina K. E o que sobra da digestão, como partes grandes de alimentos, se transforma de líquido em fezes ¹.

Continue aprendendo: Intestino grosso e delgado: entenda as funções e como cuidar da saúde intestinal

9. Reto e ânus

O reto é a extremidade inferior do intestino grosso, que armazena as fezes até o peristaltismo as empurrar para o ânus, onde serão eliminadas durante a evacuação¹.

Veja como o sistema digestório se divide:

Fonte: Universidade Estadual do Maranhão

Como o corpo controla o processo digestivo?

Os hormônios e os nervos controlam todas as etapas do processo digestivo, desde o consumo até a eliminação. Afinal, há uma estreita ligação entre o trato gastrointestinal e o cérebro, que envia sinais para a ação de movimentos involuntários ¹.

Hormônios

As células de revestimento do estômago, pâncreas e intestino delgado sintetizam e liberam hormônios para controlar o funcionamento do sistema¹.

São encarregados de avisar ao corpo a hora certa de produzir sucos digestivos e ao cérebro que você está satisfeito ou ainda com fome ¹.

Leia também: Serotonina e intestino: entenda a relação entre o hormônio e o sistema digestivo

Nervos

Você sabia que o intestino é popularmente chamado de“segundo cérebro do corpo”? Afinal, existe uma enorme quantidade de nervos que se conectam ao Sistema Nervoso Central (SNC) e, assim, controlam funções digestivas ¹.

Quer ver um exemplo de como essa conexão acontece na prática? Quando você sente aquele cheiro gostoso de comida, seu cérebro envia sinais ao corpo que estimulam a produção de glândulas salivares, preparando o sistema para receber alimentos ¹. Daí vem a expressão “ficar com água na boca” ao ter fome ou desejo de comer.

Além disso, os nervos liberam substâncias variadas para acelerar ou reduzir o movimento da comida pelos intestinos e a produção de sucos digestivos ¹.

Como cuidar bem do sistema digestivo?

Cuidar bem do sistema digestivo requer mudanças de hábitos e estilo de vida. Assim, você evita sintomas desagradáveis, como azia, queimação, dor e cólica abdominal, gases excessivos, constipação e diarreia ⁴.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 20% da população mundial tem algum tipo de problema intestinal, sendo que 90% não procuram orientação médica e se automedicam ou não fazem nada para melhorar a saúde digestiva ⁴.

Porém, cuidar do sistema gastrointestinal é muito mais simples do que parece. Veja algumas dicas fáceis para aplicar na sua rotina4:

  • tenha uma boa alimentação: opte por alimentos saudáveis e naturais nas refeições, como frutas, legumes, verduras, fibras e cereais;
  • beba água: a água é fundamental para o bom funcionamento gastrointestinal;
  • movimente o corpo: a atividade física libera hormônios importantes e é a melhor aliada ao sistema digestório;
  • equilibre seu estilo de vida: durma bem e evite o estresse em excesso, sedentarismo, bebidas alcoólicas e tabagismo.

Destacamos que o envelhecimento pode afetar o funcionamento desse sistema e, por isso, é fundamental ter acompanhamento médico para encontrar as melhores práticas para cuidar da saúde gastrointestinal³.

Qual a importância do Dia Mundial da Saúde Digestiva?

O Dia Mundial da Saúde Digestiva, que celebramos anualmente em 29 de maio, tem um papel essencial na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo5,6.

Muitas pessoas ignoram sintomas, como dor abdominal, azia e desconforto intestinal, e optam pela automedicação ou, simplesmente, não buscam ajuda médica. O comportamento pode agravar problemas de saúde e atrasar tratamentos que seriam mais eficazes se recebessem o diagnóstico no momento certo5,6.

A data é uma iniciativa da Organização Mundial de Gastroenterologia e busca justamente incentivar o cuidado com a saúde digestiva, além de reforçar a importância de hábitos saudáveis para evitar complicações5,6.

Além do incentivo ao diagnóstico precoce, o evento destaca como a alimentação equilibrada faz toda a diferença no funcionamento do sistema. Assim, escolher alimentos naturais, reduzir o consumo de ultraprocessados e manter uma boa hidratação são atitudes simples que ajudam a evitar problemas gastrointestinais5,6.

Cuide do intestino: conheça a linha Tamarine Fitoterápico

Manter o funcionamento do intestino faz toda a diferença no dia a dia. E a linha Tamarine Fitoterápico é sua aliada, pois ajuda no alívio da constipação intestinal de forma natural e eficaz7.

Sua fórmula combina Senna e Cassia, duas plantas medicinais que apresentam ação laxativa e proporcionam mais equilíbrio e leveza nas funções do intestino7.

Ideal para adultos e adolescentes a partir de 12 anos, a linha conta com três opções para se adaptar à sua rotina7:

Tamarine. Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.7817.0023. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Março/2025.

FAQ

Quais os órgãos que compõem o sistema digestório?

O sistema digestório é composto por órgãos do trato gastrointestinal, que são boca, esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, reto e ânus, e os órgãos acessórios (ou anexos), como dentes, língua, glândulas salivares, fígado, pâncreas e vesícula biliar. São responsáveis por quebrar os alimentos e/ou produzir sucos gástricos ¹, ².

Quais fatores podem afetar o funcionamento do sistema digestivo?

A digestão pode sofrer influência de diversos fatores, como alimentação desequilibrada, estresse, consumo insuficiente de fibras e líquidos, sedentarismo e uso excessivo de medicamentos. Manter hábitos saudáveis ajuda a garantir um bom funcionamento intestinal4.

Quais os sinais de que meu sistema digestivo não funciona bem?

Desconfortos abdominais, como inchaço, gases, azia, prisão de ventre ou diarreia frequente, podem indicar anomalias no funcionamento do seu sistema digestivo. Se esses sintomas forem persistentes, é importante procurar um profissional de saúde4,5,6.

Quais são as três principais funções do sistema digestivo?

As três principais funções do sistema digestivo são: digerir as proteínas, os carboidratos e as gorduras (lipídios) de alimentos e bebidas; absorver líquidos e micronutrientes, principalmente nos intestinos delgado e grosso; e atuar como uma barreira física e imunológica contra microrganismo, agentes invasores e corpos estranhos ¹,².

Como a hidratação influencia a digestão?

A ingestão adequada de água é essencial para o funcionamento do sistema digestivo, pois ajuda na absorção de nutrientes e na formação do bolo fecal, de modo a prevenir a prisão de ventre4.

O estresse pode afetar a digestão?

Sim! O estresse pode alterar o funcionamento do sistema digestivo e causar sintomas físicos, como azia, refluxo, dores abdominais e alteração do trânsito intestinal. Para evitar, é importante adotar técnicas de relaxamento e uma rotina equilibrada, que podem ajudar a minimizar esses efeitos4.

Quais alimentos ajudam a manter o sistema digestivo saudável?

Alimentos ricos em fibras, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais, auxiliam no funcionamento intestinal. Além disso, probióticos, que estão presentes em iogurtes e no kefir, contribuem para a saúde da microbiota intestinal4,8.

Tamarine Familia Fito
Referências
  1. 1. Hartenstein V, Martinez P. Structure, development and evolution of the digestive system. Cell and Tissue Research. 2019;377(3):289–92. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31478136/. Acesso em março de 2025.


  2. 2. Sistema Digestório: histologia interativa. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/histologiainterativa/sistema-digestorio/. Acesso em março de 2025.


  3. 3. Bartel M. Considerações gerais sobre o sistema digestivo. Manual MSD Versão Saúde para a Família. Manuais MSD - versão saúde para a família; 2019. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-digestivos/biologia-do-sistema-digestivo/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-o-sistema-digestivo. Acesso em março de 2025.


  4. 4. Como cuidar da sua saúde digestiva. Instituto Cisne Barueri. 2022. Disponível em: https://institutocisnebarueri.org.br/2022/05/29/como-cuidar-da-sua-saude-digestiva/. Acesso em março de 2025.


  5. 5. Dia Mundial da Saúde Digestiva, Conselho Federal de Nutrição, 2018. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/dia-mundial-da-saude-digestiva-2/. Acesso em março de 2025.


  6. 6. 29/5 – Dia Mundial da Saúde Digestiva. Biblioteca Virtual em Saúde - Ministério da Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/29-5-dia-mundial-da-saude-digestiva/. Acesso em março de 2025.7. Bula do produto Tamarine Fitoterápico.


  7. 7. Bula de Tamarine Fito

  8. 8. Probiótico e saúde: Kefir, uma opção. Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Disponível em: https://www.tjdft.jus.br/informacoes/programas-projetos-e-acoes/pro-vida/dicas-de-saude/pilulas-de-saude/probiotico-e-saude-kefir-uma-opcao. Acesso em março de 2025.