Saúde do Intestino | Tamarine

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Para mais informações, acesse o nosso Aviso Externo de Privacidade.

Ilustração de um intestino brilhando.

Intestino vai muito além

O intestino é o órgão do corpo humano mais conhecido por seu papel na eliminação das fezes, porém suas funções não se limitam a isso.

É no intestino que ocorre a absorção dos macronutrientes, e dos micronutrientes, responsáveis por manter nosso corpo saudável e funcionando corretamente23.

2º cérebro

O intestino possui mais de 10 milhões de neurônios, sendo chamado por pesquisadores de “segundo cérebro”, com influência em diversos sistemas e processos como a imunidade e saúde mental6.

Ilustração de um intestino com referência à um cérebro.
Ilustração de várias bactérias do bem.

Bactérias boas

Em nosso intestino temos 10 vezes mais bactérias do que células no corpo, tornando a saúde e bem-estar deste órgão dependente deste conjunto de bactérias que o habitam, chamado de microbiota24.

São mais de 300 espécies de bactérias adaptadas ao longo de mais de 9 metros de comprimento de intestino23,25.

Flora Intestinal

Popularmente conhecida como Flora Intestinal, é chamada tecnicamente de microbiota.

Responsável pela boa absorção dos nutrientes, produção do muco interno do intestino, que auxilia na lubrificação do órgão e fermentação de resíduos não digeridos da alimentação25.

A fermentação também tem papel na melhora da absorção de vitamina K e minerais como cálcio, magnésio e ferro, nutrientes importantes no fortalecimento ósseo, sistema nervoso e imunidade, pois estimula a passagem destes nutrientes pela parede do intestino25.

A microbiota também é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema imunológico. A produção destas células está diretamente ligada a quantidade e variedade de espécies de bactérias que compõem nossa microbiota, que em contato com a parede intestinal estimulam a produção das células de defesa, e a chamada memória imunológica. Assim, quanto mais equilibrada e diversa for a nossa microbiota, maior será o número de células de defesa produzidas e preparadas para combater diferentes patógenos que invadem nosso corpo e podem causar doenças25.

Ilustração de um intestino, onde uma lupa encontra a flora intestinal.
Ilustração de um intestino, onde uma lupa encontra micro-organismos.

Probióticos

Probióticos31 são micro-organismos que aderem a parede do intestino ocupando espaço e impedindo que bactérias ruins façam o mesmo processo. Ainda, os probióticos ajudam a estimular a produção de antígenos, compostos do nosso corpo que são responsáveis por lembrar das doenças e ativar as células de defesa. Todas estas funções, resultam em diminuição de possíveis inflamações, uma vez que micro-organismos benéficos combatem e tomam o lugar dos negativos que agridem nosso corpo.

Prebióticos

Não são micro-organismo vivos, mas sim fibras que servem de alimento para a população de bactérias boas no intestino, contribuindo para o equilíbrio da microbiota e consequente manutenção da imunidade, bem como outras funções características das fibras, como melhora do trânsito intestinal e consistência das fezes26.

As fibras podem ser encontradas em alimentos como, grãos, farelos e farinhas integrais, pães e biscoitos integrais, cereais, vegetais e frutas, ou em suplementos, que são ótimas opções para conseguirmos consumir a quantidade de fibras recomendadas para um dia alimentar em adultos (20g de acordo com a Organização Mundial da Saúde)13.

Ilustração de frutas em uma tigela.
Ilustração de uma mulher segurando uma placa com o sentindo dos resíduos no intestino.

Emocional e o intestino

Situações de estresse e ansiedade desregulam a produção de compostos diretamente relacionados à nossa saúde emocional. A serotonina, substância associada ao cérebro referente a sensação de alegria, prazer e bem-estar, tem mais de 80% de sua produção no intestino e estimula os movimentos que “empurram” as fezes.

Situações de desequilíbrio emocional diminuem a produção de serotonina e, portanto, os movimentos do intestino27.

Ainda, o estresse e a ansiedade elevam o cortisol, um hormônio envolvido no controle de açúcar no sangue, regulação hídrica, imunidade e inflamação. O aumento de cortisol estimula a retenção de líquido pelo nosso corpo, levando ao ressecamento das fezes e piora do quadro de constipação24.

Tamarine Fitoterápico

Tamarine Fitoterápico possui a combinação de duas plantas medicinais (Senna e Cassia), juntas elas possuem ação laxativas proporcionando alivio da prisão de ventre de forma suave1, 2 e com ação previsível3.

Conheça a linha

Tamarine Fibras

Complemento de Fibras que auxiliam no funcionamento regular do intestino5

Conheça a linha

Tamarine Probium

O Probiótico da linha Tamarine. Auxilia na proteção do intestino e no fortalecimento da Imunidade6. Contribui para o equilíbrio da flora intestinal*7

Conheça a linha *Os probióticos Lactobacillus acidophilus NCFM® e Bifidobacterium lactis HN019® contribuem para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis​.

Você sabe qual a
diferença entre
Tamarine Fitoterápico,
Fibras e Probium?

CLIQUE AQUI E DESCUBRA
Embalagem do produto Tamarine, de 150g. Com uma ilustração de folha atrás da embalagem.

TAMARINE FITOTERÁPICO

Alivia a constipação

Embalagem segurada por uma mão do produto Tamarine Fibras em pó, contendo 250g. Com uma ilustração de folha atrás da embalagem.

TAMARINE FIBRAS

Regula o intestino

Embalagem segurada por uma mão do produto Tamarine Probium, contendo 15 cápsulas de 250mg. Com uma ilustração de folha atrás da embalagem.

TAMARINE PROBIUM

Protege + imunidade