Como dar mais fibras para crianças? 5 dicas práticas que podem ajudar

Como dar mais fibras para crianças é uma das maiores dúvidas dos pais na hora de planejar o cardápio alimentar. Afinal, lidar com o paladar infantil nem sempre é fácil.
Durante a infância, a constipação intestinal é um dos distúrbios intestinais mais comuns e recorrentes, sendo a causa de 3% das consultas ambulatoriais pediátricas e 25% das consultas de gastroenterologia pediátrica. ¹
Isso acontece principalmente devido ao período de introdução alimentar, em que o consumo de alimentos sólidos com alto teor de fibras costuma ser menor que o necessário, assim como a hidratação. ²
Nesta etapa, muitos pais encontram dificuldades em incluir alimentos ricos em fibras para crianças nas refeições do dia a dia, apesar de esse ser um dos passos mais importantes para livrá-las da prisão de ventre.
Mas nós podemos ajudar nessa missão! Se essa também é uma dificuldade em sua casa, chegou a hora de mudar essa situação. Continue sua leitura para conhecer alimentos ricos em fibras para crianças e como torná-los mais atrativos ao olhar dos pequenos.
Por que meu filho precisa comer fibra?
Antes de partir para as dicas de como dar mais fibras para crianças, vamos entender a importância de incluir essa categoria de alimento nas refeições dos pequenos.
Os alimentos ricos em fibras são essenciais para melhorar o funcionamento intestinal das crianças, que podem sofrer com a dificuldade de evacuar por muitas razões, mas não é necessário apenas por esse motivo. ³
Assim, estabelecer o hábito e o gosto por alimentos ricos em fibras em crianças é indispensável pensando não somente na infância, mas em uma vida adulta mais saudável.
Mas, como dar mais fibras para crianças? Como fazê-las se interessar mais por esse tipo de alimento? Veja algumas dicas a seguir que podem te ajudar a vencer esse desafio.
Como dar mais fibras para crianças no dia a dia? 5 dicas
1. Promova uma reeducação alimentar para toda a família
Quer saber qual a melhor resposta de como dar mais fibras para crianças? Incluindo os alimentos fibrosos na alimentação de toda a família.
Quando pequeno, seu filho irá conhecer os alimentos e comer aquilo que lhe for oferecido.
Portanto, se ele nunca vê os pais comendo frutas, dificilmente terá vontade de experimentar quando ver outra pessoa comendo uma banana, por exemplo.
Por isso, é muito importante garantir que, ao sentar à mesa para comer, o pequeno se depare com uma refeição colorida, saudável e variada, para que aprenda no dia a dia a importância de comer bem, e identifique os alimentos que mais gosta.
2. Inclua alimentos fibrosos já durante a introdução alimentar
Durante a introdução alimentar, os pais possuem a oportunidade de moldar o paladar da criança.
Desse modo, a menos que os alimentos ricos em fibras sejam oferecidos para as crianças, elas não irão aprender a comê-los.
Em geral, nessa fase que os problemas intestinais começam a correr com mais frequência nos pequenos, justamente por iniciar a introdução alimentar sem se preocupar em incluir as fibras nas refeições. ²
Assim, se você quer aprender como dar mais fibras para as crianças, a melhor dica é começar o mais cedo possível, de preferência assim que ele passa a consumir outros alimentos além do leite materno.
3. Ofereça o alimento rico em fibra em outras formas
Muitas vezes o seu filho poderá torcer o nariz para o brócolis, por exemplo, mas adorar uma torta temperadinha que tenha a verdura entre os ingredientes, e ele nem sabe!
Ele não aceita furtas? Experimente fazer uma vitamina pela manhã, e aproveite para bater com casca, semente e bagaço, além de incluir a aveia na bebida.
A verdade é que como dar mais fibras para as crianças pode ser muito mais fácil se você utilizar a criatividade.
Pode ser que a forma como você oferece o alimento, não desperte o apetite do pequeno, mas apenas mudar o seu formato pode trazer resultados surpreendentes.
4. Utilize a fibra em seu prato preferido
Uma boa estratégia para dar fibras para crianças é incluí-las em seus pratos preferidos.
Certamente, se seu filho já passou da fase de introdução alimentar, você já conseguiu identificar quais são os pratos e as receitas que ele mais gosta. Para dar alimentos ricos em fibras para crianças, são neles em que você deve focar.
Se os bolos fazem sucesso entre os pequenos, experimente fazê-lo com uma farinha integral. Quem sabe colocar pedaços de frutas ricas em fibras no meio da receita?
Para os que adoram um arroz durante o almoço, um arroz colorido com alguns vegetais picadinhos pode fazer sucesso. O sanduíche que vai na lancheira da escola também pode ter alguns itens especiais, como o tomate e a alface.
Desde que você encontre a fibra ideal para combinar com a receita, pode ter certeza de que essa dica pode ser muito interessante para aumentar o consumo de alimentos fibrosos da criança.
5. Experimente a suplementação de fibras
Pode ser que mesmo com todas as dicas de como dar mais fibras para crianças acima, você ainda assim sinta dificuldades em incluir os alimentos fibrosos na rotina do seu filho.
Nesse caso, o mais indicado é procurar o pediatra que acompanha o pequeno para ele ver a necessidade de suplementar a fibra.
Atualmente, existem muitas opções, como o Tamarine Fibras Kids, que ajuda a suplementar o consumo de fibras.
Portanto, converse com um profissional da saúde para encontrar a alternativa que mais se adequa à rotina da família.
Como saber quanto de fibra o meu filho precisa consumir?
Certo, já sei como dar mais fibra para os pequenos. Mas qual a quantidade ideal diária de fibras que eles devem consumir?
Segundo a American Health Foundation, a ingestão mínima diária de fibra alimentar para crianças maiores de dois anos deve ser igual a 5g, somado a idade em anos. ³
Isso significa que uma criança de 5 anos, deve consumir ao menos 10g de fibra diariamente, enquanto uma criança de 4 anos deve consumir 9g, e uma criança de 10 anos deve consumir 15g.
Conheça o Tamarine Fibras Kids!
Cansado de pensar em como dar fibra em pó para crianças? Conheça o Tamarine Fibras Kids.
O Tamarine Fibras Kids é um suplemento alimentar líquido saber morango, que contribui para o consumo de fibras. Além disso, é livre de corantes e zero açúcares, glúten, sódio e lactose. 4
Acompanhado de copo medidor, a solução não precisa misturar, e é perfeita para a praticidade que toda mãe precisa!
Quer saber mais sobre o Tamarine Fibras Kids? Então clique aqui!
Tamarine Fibras Kids. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Maio/2022.
Referências
Rotulagem do produto Tamarine Fibras Kids.