Fezes com muco são perigosas? Conheça as possíveis causas

A verdade é que ninguém gosta de se deparar com fezes com muco, não é mesmo? Afinal, o aspecto mais saudável, é aquele de cor marrom (média a escura), textura macia e firme. Porém, nem sempre está em suas condições totalmente perfeitas ¹.

A cor, quantidade e textura das fezes podem mudar de acordo com a alimentação, hidratação e condições de saúde. Quando estão moles ou duras demais podem significar um problema que precisa ser investigado, principalmente se durar muitos dias ¹.

Apesar de nada substituir uma consulta médica, preparamos este artigo para você aprender como identificar muco nas fezes e eliminá-lo. Afinal, quais são as possíveis causas dessa alteração no intestino?

Leia até o final e confira!

Como identificar muco nas fezes?

O muco nas fezes é identificado por meio de uma camada gelatinosa mais espessa, que pode ser esbranquiçada, marrom-amarelada ou com pontos vermelhos, indicando ou não a presença de sangue.

Bastante parecido com o famoso “catarro”, o muco pode significar um problema de saúde, como uma irritação ou inflamação gastrointestinal, quando estiver em excesso e facilmente perceptível a olho nu ².

Quais as causas de muco nas fezes?

Existem variadas causas de muco nas fezes, portanto, é fundamental consultar um médico para realizar os exames recomendados e investigar os motivos para definir o melhor tratamento.

Veja abaixo as causas mais comuns para as fezes com muco.

1. Infecção no intestino (disenteria)

A disenteria pode ser infecciosa, causada pela contaminação por bactérias, vírus ou parasitas (como ameba). E pode ser responsável pelo aparecimento de muco e sangue nas fezes, pois o sistema gastrointestinal reage ao sistema imunológico, produzindo bastante secreção para tentar capturar os microrganismos invasores e eliminá-los ².

Quando há infecções intestinais, é comum o muco nas fezes vir acompanhado por sangue ou outros sintomas, como diarreia severa com fezes mole ou líquido, vômito, náuseas, febre e dores ou cólicas no abdômen ².

2. Síndrome do Intestino Irritável

A Síndrome do Intestino Irritável é uma doença caracterizada por dor abdominal, inchaço e alterações do hábito intestinal ².

Se for acompanhada por excesso de estresse e ansiedade, pode piorar e elevar a quantidade de muco ³.

Saiba mais: Sintomas e tratamentos para Síndrome do Intestino Irritável

3. Sensibilidade ou intolerância alimentar

Algumas pessoas possuem sensibilidade, alergia ou intolerância alimentar com determinados alimentos, como lactose e glúten. Além do muco nas fezes, essa condição pode desencadear enjoo, vômitos, dores no abdômen e cólicas ².

4. Doença de Crohn

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória multissistêmica, mas com manifestações clínicas predominantes no trato gastrointestinal. Sendo um deles, a inflamação da mucosa intestinal, que pode contribuir com a presença de muco nas fezes. ⁴,

5. Colite ulcerativa

Outra causa de muco nas fezes é a colite ulcerativa, que provoca inflamação na camada que reveste o intestino, gerando feridas e úlceras ².

Atingindo principalmente o cólon e o reto, a colite ulcerativa também pode causar sangue nas fezes ².

Continue aprendendo: Intestino inflamado: como diminuir os sintomas de inflamação?

Fezes com muco: quando consultar um médico?

O ideal é consultar um médico assim que identificar a presença de muco nas fezes. Afinal, pode ser um distúrbio leve e passageiro, mas para ter certeza, é preciso realizar determinados exames ².

O diagnóstico é feito por meio de avaliação física, conversa com o paciente, exames de sangue e fezes, e até de imagens, como raio-X, tomografia, endoscopia e ultrassonografia. Dessa forma, o especialista identifica a causa do muco e, assim, define o melhor tratamento ².

Cabe destacar que a presença de muco nas fezes pode ser preocupante se estiver acompanhada por outros sintomas, como ²:

  • dores abdominais;
  • diarreia constante e abundante;
  • constipação (prisão de ventre persistente);
  • mudança da cor, consistência e do odor das fezes;
  • presença de sangue;
  • perda de peso repentina e sem motivos;
  • alteração na frequência da evacuação.

Como eliminar muco nas fezes?

De acordo com a causa, o tratamento varia. Porém, de modo geral, é recomendado o consumo de medicamento para o intestino para regular a flora intestinal e tratar as possíveis doenças, como as gastrointestinais, para controlar os sintomas ².

Se for uma infecção por bactéria, vírus ou parasita, por exemplo, é possível que o médico receite antibióticos ou antiparasitários para eliminar os patógenos ².

Além disso, existem outras recomendações para eliminar muco nas fezes, como a mudança da alimentação, principalmente se a causa for alergia e intolerância alimentar. Pessoas celíacas precisam cortar o glúten, por exemplo. Porém, de modo geral, é válido evitar alimentos que irritem o intestino, como os gordurosos e condimentados ².

Se o motivo for doenças inflamatórias, como colite ulcerativa e Crohn, o especialista pode indicar medicamentos para controlar os sintomas, como ácidos 5-aminossalicilatos, imunomoduladores e corticosteróides ⁵.

E no tratamento da Síndrome do Intestino Irritável os médicos podem recomendar: mudança na alimentação e/ou o uso de alguns medicamentos na tentativa de amenizar os sintomas ⁶.

Além disso, pode ser considerado o uso de probióticos, que podem auxiliar a restaurar o epitélio intestinal que foi afetado pelo processo inflamatório ⁶.

Conheça a linha de produtos Tamarine!

Por falar em probióticos, a família Tamarine contém produtos que contribuem para a saúde gastrointestinal.

Tamarine Probium

O Tamarine Probium auxilia a proteger e reequilibrar o intestino, controlar a diarreia e fortalecer o sistema imunológico ⁷.

Composto pelos probióticos Lactobacillus acidophilus NCFM® e Bifidobacterium lactis HN019®, esse suplemento alimentar pode contribuir para a saúde gastrointestinal. ⁷.

Tamarine Probium. Alimento registrado no MS sob 6.6673.0785. Julho/2024.

Tamarine Germina

Outro probiótico da família Tamarine é o Tamarine Germina. Sua fórmula inclui esporos de Bacillus clausii UBBC-07 que contribuem para a saúde do trato gastrointestinal ⁸.

O Tamarine Germina está disponível em duas versões ⁸:

  • 2BI (2 flaconetes ao dia);
  • 4BI (1 flaconete ao dia).

Tamarine Germina (2bi). Alimento registrado no MS sob nº 6.6673.0783. Agosto/2024.

Tamarine Germina (4bi). Alimento registrado no MS sob nº 666730784. Agosto/2024.

Não se esqueça de manter hábitos de vida saudáveis para seu intestino funcionar regularmente!

Referências
  1. 1. Profir, Monica, et al. Benefits and safety of probiotics in gastrointestinal diseases. Antidotes to Toxins and Drugs. Elsevier, 2024. 279-328.

  2. 2. Scaciota, Ana Carolina Lemes, et al. Interventions for the treatment of irritable bowel syndrome: a review of cochrane systematic reviews. Arquivos de Gastroenterologia 58 (2021): 120-126.

  3. 3. Doenças diarreicas agudas (DDA) [Internet]. Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dda. Acesso em agosto/2024.


  4. 4. Beard JI.Crohn's Disease.In: Qayed E, Shahnavaz N.Decision-Making in Gastroenterology.Editora Elsevier; 2025. p. 142-44.. Acesso em agosto/2024.

  5. 5. Spanos CP. Crohn’s disease: Causes; clinical presentation. In: Spanos CP.Colorectal Disorders and Diseases-An Infographic Guide.Editora Elsevier; 2023. p.185-88.

  6. 6. Profir M, et al. Benefits and safety of probiotics in gastrointestinal diseases. In: Gaman MA e Egbuna C. Antidotes to Toxins and Drugs From Natural Sources to Drug Discovery in Toxicology. Editora Elsevier; 2024. p. 279-328.

  7. 7. HealthDirect Australia. Irritable Bowel Syndrome (IBS). Disponível em: https://www.healthdirect.gov.au/irritable-bowel-syndrome-ibs. Acesso em agosto/2024.


  8. 8. Rotulagem do produto Tamarine Probium.

  9. 9. Rotulagem do produto Tamarine Germina.