Qual a importância dos probióticos para a imunidade? Quais os melhores?

Probioticos para imunidade

Muito se fala sobre probióticos para imunidade...Porém, a pergunta que fica é: será que eles realmente fazem a diferença para nosso sistema de defesas?

Quando o sistema imune passa a responder mais lentamente aos agentes nocivos, algumas condições de saúde indesejadas começam a aparecer.

O que nem todo mundo sabe é que, muitas vezes, a queda na imunidade e o aparecimento de doenças pode estar diretamente relacionado com a saúde intestinal.

Isso porque o sistema digestivo está longe de ser apenas o caminho que o alimento faz dentro do nosso organismo, mas atua principalmente na defesa do corpo contra agentes patogênicos, causadores de doenças. 

Se você não sabe qual a importância dos probióticos para imunidade e não entende essa relação, chegou a hora de descobrir tudo sobre esse assunto. A seguir, veja quais são os melhores probióticos para imunidade e como eles podem ajudar a manter sua saúde em dia.

O que são probióticos?

Para entender a relevância dos probióticos para imunidade é preciso, antes de tudo, entender o que eles são, certo?

Os probióticos são microrganismos vivos que podem trazer muitos benefícios para o organismo humano, se consumidos em quantidades adequadas. ¹

Você pode consumir probióticos tanto por meio da alimentação natural quanto por suplementação, com cápsulas, em pó e até por meio de soluções de uso anal.

Independentemente da forma de uso, os probióticos são indicados para reposição e manutenção da flora intestinal, pois contribuem para que a quantidade de bactérias boas no intestino estejam sempre em um nível saudável.

Assim, é muito comum que seja recomendado o uso de probióticos para aumento da imunidade.

Quais os benefícios dos probióticos para a microbiota intestinal?  

O nosso sistema digestório é o habitat de trilhões de microrganismos vivos, conhecido como microbiota intestinal, que possui papel crucial na saúde humana. ²

Entre seus benefícios para a saúde, a microbiota ajuda a manter a qualidade das atividades metabólicas, fortalece o sistema imunológico e previne até mesmo quadros de obesidade, depressão, diabetes e até mesmo cânceres. ³

No entanto, para isso acontecer é preciso que a microbiota esteja equilibrada, com níveis saudáveis das bactérias boas e ruins.

Acontece que, por fatores que podem ser desde questões ambientais, biológicas e comportamentais, a flora intestinal pode acabar desregulada, com a presença maior de microrganismos nocivos, que podem colocar a saúde em risco.

E é nesse cenário que os probióticos se tornam um grande aliado para a microbiota, pois ele contribui para o equilíbrio das bactérias boas no sistema digestivo.

Além disso, os probióticos também podem ajudar a:

  • reduzir sintomas desagradáveis de problemas intestinais;
  • melhorar quadros de distúrbios digestivos;
  • tratar doenças diarreicas;
  • evitar a prisão de ventre, entre outros. 

E qual a importância dos probióticos para o aumento da imunidade?

Pode parecer estranho que o nosso intestino tenha tanta relação com nossa qualidade de vida, mas isso é um fato.

Diferente do que podemos pensar, o sistema gastrointestinal pode interferir muito mais do que apenas na frequência com que vamos ao banheiro, mas também em questões metabólicas e, principalmente, imunológicas. 4

Exatamente por sua ação tão vasta e importante, o intestino é frequentemente chamado "segundo cérebro".

Assim, além de ser o responsável pelo processo de digestão de alimentos e da absorção de nutrientes, a microbiota ou flora intestinal atua como uma defesa do organismo contra agentes nocivos.

E qual é, então, a relação e a importância dos probióticos para imunidade?

Como vimos, os probióticos são utilizados para promover um equilíbrio saudável da flora intestinal, que por diversos fatores pode sofrer alterações.

Assim, ao suplementar ou consumir alimentos probióticos naturais, eles ajudam a restaurar a flora, o que está diretamente ligado a uma boa resposta imune para o organismo. 5

Afinal,  a microbiota tem efeito direto sob o sistema imunológico. Por isso, se ela está desequilibrada, o desempenho do sistema imune fica comprometido.

Qual probiótico usar para aumento de imunidade?

Agora que você sabe a importância dos probióticos para a imunidade baixa, deve estar se perguntando quais são os mais indicados para aumentar a imunidade e melhorar a resposta do sistema imune, certo?

Então, chegou a hora de conhecer alguns probióticos para imunidade para  consumir no dia a dia.

Para ser considerado um probiótico, o microrganismo precisa atender a alguns critérios, como: não apresentar patogenicidade, ter a capacidade de se proliferar, ter boa resistência ao ácido biliar, entre outros.

Entre os tipos de bactérias conhecidas como probióticas, as espécies Bifidobacterium e Lactobacillus são as mais consumidas e utilizadas para equilibrar a flora intestinal e, consequentemente, aumentar a imunidade, atuando contra infecções e alergias em geral. 6

Precisa de ajuda na imunidade? Conheça o Tamarine Probium

Como vimos, uma flora intestinal equilibrada contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, a suplementação de probióticos pode ser interessante para aumentar a imunidade e prevenir diversas doenças.

Para isso, você pode contar com o Tamarine Probium, uma solução suplementar que combina os probióticos Bifidobacterium e Lactobacillus em cápsulas.

Assim, você pode ingerir 2 bilhões de bactérias boas para o seu intestino diariamente, trazendo inúmeros benefícios para o bom desempenho do seu organismo.

Quer melhorar a sua saúde? Conheça melhor o Tamarine Probium e aproveite! Ah, converse antes com o seu médico sobre o seu uso, combinado?

 

Referências
  1. 1 Colin Hill, Francisco Guarner, Gregor Reid, Glenn R. Gibson, Daniel J. Merenstein, Bruno Pot, Lorenzo Morelli, Roberto Berni Canani, Harry J. Flint, Seppo Salminen, Philip C. Calder & Mary Ellen Sanders. The International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics consensus statement on the scope and appropriate use of the term probiotic. Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology. Disponível em https://www.nature.com/articles/nrgastro.2014.66 . Acesso em outubro/2021


  2. 2 Ana M Valdes, Jens Walter, Eran Segal, Tim D Spector. Role of the gut microbiota in nutrition and health. BMJ. DOI: 10.1136/bmj.k2179. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29899036/ . Acesso em outubro/2021.


  3. 3 Ronald D. Hills, OrcID,Benjamin A. Pontefract, Hillary R. Mishcon, Cody A. Black, Steven C. Sutton, Cory R. Theberge. Gut Microbiome: Profound Implications for Diet and Disease. Nutrients 2019. doi: 10.3390/nu11071613. Disponível em https://www.mdpi.com/2072-6643/11/7/1613 . Acesso em outubro/2021.


  4. 4 King S, Glanville J, Sanders ME, Fitzgerald A, Varley D. Effectiveness of probiotics on the duration of illness in healthy children and adults who develop common acute respiratory infectious conditions: a systematic review and meta-analysis. Br J Nutr. DOI: 10.1017/S0007114514000075. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24780623/ . Acesso em outubro/2021.


  5. 5 Brown AC, Valiere A. Probiotics and medical nutrition therapy. Nutr Clin Care. PMID: 15481739. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/15481739/. Acesso em outubro/2021.


  6. 6 Spaiser SJ, Culpepper T, Nieves C Jr, Ukhanova M, Mai V, Percival SS, Christman MC, Langkamp-Henken B. Lactobacillus gasseri KS-13, Bifidobacterium bifidum G9-1, and Bifidobacterium longum MM-2 Ingestion Induces a Less Inflammatory Cytokine Profile and a Potentially Beneficial Shift in Gut Microbiota in Older Adults: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled, Crossover Study. J Am Coll Nutr. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25909149/ . Acesso em outubro/2021.