Como aliviar desconforto abdominal: 5 cuidados para amenizar o incômodo

Imagem do post Como aliviar desconforto abdominal: 5 cuidados para amenizar o incômodo

Quando a dor na barriga aparece, não conseguimos pensar em nada além de como podemos aliviar o desconforto abdominal.

Sobretudo em quadros de dores agudas, o incômodo pode atrapalhar nosso dia a dia e se tornar insuportável.

Felizmente, existem algumas formas de aliviar as dores que podem ser causadas por gases, diarreia, constipação e tantos outros motivos.

A seguir, veja o que fazer com desconforto abdominal e o que tomar para amenizar as dores.

O que pode causar dores e desconforto abdominal?

Não dá para evitar, se você ainda não sentiu, um dia será incomodado com as dores abdominais.

Nessas horas, saber alguns truques de como aliviar o desconforto abdominal é o segredo para passar por esses momentos de maneira mais leve.

As dores na barriga podem acontecer pelos mais diversos motivos: desde problemas com a digestão, quando um alimento não cai bem, até inflamações mais graves, como a apendicite.1

Na maioria dos casos, com cuidados caseiros já é possível encontrar alívio para os sintomas. Principalmente quando falamos em desconforto abdominal causados por gases, diarreia ou constipação. 1

No entanto, quando a dor é muito aguda ou prolongada, o ideal é buscar o atendimento médico 1 para investigar.

Se você está sofrendo com dores na barriga e quer saber como aliviar o desconforto abdominal, veja algumas dicas abaixo que podem ajudar a eliminar o incômodo.

Como aliviar o desconforto abdominal?

1. Tome chás naturais

Que os chás são poderosos aliados em momentos de dores não é segredo, certo? Ainda assim, poucas pessoas lembram disso ao pensar em como aliviar o desconforto abdominal.

Muitas plantas possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a amenizar a dor na barriga, como é o caso da hortelã, o manjericão e a camomila.2-4

Assim, quando falamos no que tomar para desconforto abdominal, o chá pode ser um grande aliado. Especialmente porque ajuda a amenizar problemas digestivos2, como:

  • gases;
  • inchaço abdominal;
  • acidez estomacal;
  • cólicas e espasmos estomacais e intestinais;
  • náuseas;
  • infecções gastrointestinais;
  • e indigestão.

Por isso, ao sentir dores e desconforto abdominal, aumente a ingestão de chás naturais com ação anti-inflamatória para ajudar a aliviar o incômodo. 

2. Faça compressas de água quente

Outro truque antigo, mas extremamente eficiente é o uso de compressa de água quente ou até um banho morno mais demorado. Essa é uma forma de como aliviar o desconforto abdominal mais simples, mas que traz bons resultados.

Isso porque o calor gerado pela água quente ajuda a amenizar espasmos e cãibras na musculatura abdominal.5

Esse alívio acontece porque o aumento da temperatura melhora a circulação sanguínea, o que estimula um relaxamento da região. Assim, após a aplicação da compressa quente, o controle da dor já é percebido.5

3. Mantenha uma alimentação leve e natural

A alimentação também é um aspecto importante quando falamos em como aliviar o desconforto abdominal.

Uma vez que a dor já está instalada, é preciso ter cuidado com o que é consumido, ou o incômodo pode se intensificar.

Sem contar que uma alimentação saudável é uma forma de prevenção, já que evita quadros de constipação, azia, gases e outros cenários que resultam em dor.

Por isso, cuidar da sua dieta é uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar o desconforto abdominal.

Nessas horas, evite alimentos que são difíceis de digerir, como os industrializados, embutidos e gordurosos. Além de não ajudar, eles podem aumentar o mal-estar abdominal.

No lugar deles, precisa alimentos com alto teor de fibra, como frutas frescas com casca e cereais integrais, além de legumes cozidos.

4. Faça massagens abdominais

Por fim, as massagens podem ser uma alternativa interessante quando não se sabe como aliviar o desconforto abdominal.

Quando falamos em dor na barriga, não podemos esquecer que a região do nosso abdômen é formada basicamente por músculos, e qualquer tática que ajude a relaxá-los irá diminuir o desconforto.

Por ser um procedimento não invasivo, você pode incluir as massagens abdominais em sua rotina diária, dedicando de cinco a dez minutos por dia para massagear a região e ainda estimular o funcionamento do intestino.

Se você não sabe como fazer uma massagem na barriga, confira neste conteúdo algumas dicas de manobras e exercícios que são interessantes quando falamos em como aliviar desconforto abdominal.

Aumente sua ingestão de fibras com Tamarine Fibras!

Como vimos, uma das melhores alternativas de como aliviar o desconforto abdominal e prevenir o aparecimento das dores é manter uma dieta saudável e rica em fibras.

No entanto, sabemos também que nem sempre é fácil controlar a ingestão de fibras durante o dia a dia e chegar até à quantidade recomendada.

O lado positivo é que Tamarine pode ajudar! Com 100% de fibras prebióticas 9-11 em sua formulação, o Tamarine Fibras está disponível em diferentes versões.

Quer saber mais sobre os produtos Tamarine Fibras? Clique aqui e saiba mais!

Tamarine Fibras Kids, Pó e em Gomas são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.

 

Referências
  1. 1 1 Shah SI, Aurangzeb, Khan I, Bhatti AM, Khan AA. Dehydration related abdominal pain (DRAP). J Coll Physicians Surg Pak. 2004;14(1):14-7 Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14764254/ . Acesso em novembro/2021.

  2. 2 2 Khanna R, MacDonald JK, Levesque BG. Peppermint oil for the treatment of irritable bowel syndrome: a systematic review and meta-analysis. J Clin Gastroenterol. 2014;48(6):505-12. Disponível em https://europepmc.org/article/med/24100754 . Acesso em novembro/2021.

  3. 3 3 Cohen MM. Tulsi - Ocimum sanctum: A herb for all reasons. J Ayurveda Integr Med. 2014;5(4):251-9. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4296439/ . Acesso em novembro/2021.

  4. 4 4 Srivastava J.K. Shankar E., Gupta S. Chamomile: A herbal medicine of the past with bright future. Molecular medicine reports. 2010;3(6):895–901. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2995283/#R54 . Acesso em novembro/2021 .

  5. 5 5 Petrofsky J, Berk L, Bains G, et al. Moist heat or dry heat for delayed onset muscle soreness. J Clin Med Res. 2013;5(6):416-25. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3808259/ . Acesso em novembro/2021.

  6. 6 6 Rotulagem do produto Tamarine Fibras Pó Solúvel.

  7. 7 7 Rotulagem do produto Tamarine Fibras Kids.

  8. 8 8 Rotulagem do produto Tamarine Fibras em Goma.

  9. 9 9 Bernaud FS, Rodrigues TC. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2013;57(6):397-405.

  10. 10 10 Hengst C, et al. Effects of polydextrose supplementation on different faecal parameters in healthy volunteers. Int J Food Sci Nutr. 2009;60 Suppl 5:96-105

  11. 11 11 Ranawana V, et al. Polydextrose: its impact on short-term food intake and subjective feelings of satiety in males-a randomized controlled cross-over study. Eur J Nutr. 2013;52(3):885-93