Causas e sintomas de constipação intestinal: tudo o que você precisa saber

Sintomas de constipação intestinal

Você sabe quais são os sintomas de constipação intestinal? Sabe identificar quando seu intestino está preguiçoso?

A verdade é que passar alguns dias sem ir ao banheiro nem sempre significa que você está com prisão de ventre. No entanto, é válido ficar alerta, ainda mais se essa situação ocorre com frequência.

Por isso, entender quais são os sintomas do intestino constipado e, principalmente, as causas que podem levar a ela, é muito importante para garantir o funcionamento saudável do seu sistema digestivo.

Abaixo, veja quais os sintomas da constipação intestinal e dicas eficientes que podem ajudar a aliviar o incômodo dessa condição. Vamos lá!

Afinal, o que causa o intestino constipado?

O intestino constipado pode ser uma consequência de uma causa primária ou secundária.¹

Chama-se primária o quadro de prisão de ventre motivado por questões alimentares e comportamentais, sem ter nenhuma relação com outras condições de saúde, como:¹

  • alimentação com baixo consumo de fibras;¹
  • baixa ingestão de água;¹
  • sedentarismo;¹
  • efeitos colaterais de medicações;¹
  • hábito de segurar a vontade de ir ao banheiro;¹
  • entre outros.

Já a constipação secundária é uma consequência, um sintoma colateral de alguma doença ou condição de saúde, que pode afetar todo o organismo ou ser resultado de um problema no intestino.¹

No caso de suspeita de que a causa e sintoma da constipação intestinal esteja relacionado a alguma doença, um quadro secundário, deve-se realizar um diagnóstico minucioso para identificar a origem do problema.

Porém, na maioria dos casos, os sintomas de constipação intestinal são fruto de maus hábitos de vida, com 85% dos casos considerados quadros de prisão de ventre primária, segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia.¹

Quais os sintomas de constipação intestinal?

Como falamos no início, apesar de ser desagradável não conseguir evacuar constantemente e ficar alguns dias sem ir ao banheiro não são o suficiente para um diagnóstico de prisão de ventre.

Na realidade, existem alguns sintomas de constipação intestinal, definidos pelos Critérios de Roma para o Diagnóstico de Desordens Gastrointestinais Funcionais, que ajudam a identificar os quadros.²

Abaixo, veja abaixo quais são os principais sintomas de intestino constipado:²

  • menos de três evacuações por semana;²
  • fezes ressecadas e duras;²
  • sensação de que não conseguiu eliminar todas as fezes ou de obstrução;²
  • dificuldade de evacuar no mínimo 25% das vezes em que vai ao banheiro.²

Esses sintomas costumam vir acompanhados de sensações incômodas como as dores abdominais, inchaço, excesso de gases, entre outros.

Além disso, se você precisa realizar manobras manuais e massagens na região abdominal para facilitar a evacuação, esse também pode ser um dos sintomas de constipação intestinal.

Assim, além de não conseguir ir ao banheiro, para chegar ao diagnóstico de prisão de ventre, você precisa apresentar alguns desses sintomas de constipação intestinal no período mínimo de seis meses.

Sintomas da constipação intestinal crônica

Quando o diagnóstico relata uma constipação primária, pequenas mudanças de hábito são suficientes para regular o intestino e eliminar os sintomas de constipação intestinal.

E o mesmo pode acontecer com a constipação secundária. Desde que a causa da prisão de ventre seja identificada e o problema de saúde tratado, a prisão de ventre, sendo um sintoma colateral, tende a ser resolvido também.

Mas, e a constipação crônica, quais são os sintomas e como melhorá-la?

Os sintomas da constipação intestinal crônica são exatamente os mesmos de um quadro de constipação normal.1,2

Ou seja: dificuldade para evacuar, sensação de evacuação incompleta, fezes duras, etc. O que muda, nesse caso, é a duração dos sintomas.1,2

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), patologias crônicas são as condições de saúde que longos períodos de latência, podendo acometer a pessoa por toda a vida.³

Uma maneira de identificar uma condição crônica é verificar se os sintomas persistem por mais de seis meses.²

Desse modo, se um paciente relata que sofre com os sintomas de constipação intestinal há mais de um ano, ele está enfrentando um quadro de prisão de ventre crônica. Portanto, precisa de um acompanhamento médico para realizar terapias e tratamentos.

Um bom aliado para o funcionamento do seu intestino é o Tamarine Fibras. Confira mais sobre o produto aqui.6,7

Como aliviar a constipação intestinal?

Agora que você sabe quais as causas e sintomas de constipação intestinal, chegou a hora de descobrir algumas atitudes práticas que podem ajudar a aliviar o desconforto da prisão de ventre.

São elas:

Assim, podemos concluir que a forma mais efetiva para aliviar os sintomas de constipação intestinal é agindo nas principais causas do problema: melhorando a alimentação, evitando o sedentarismo, respeitando a vontade de ir ao banheiro quando surgir, etc.

Evite os sintomas de constipação intestinal com Tamarine Fitoterápico!

Como vimos, a maioria dos casos de prisão de ventre são resultados de uma baixa hidratação e de uma alimentação pobre em fibras. E para melhorar esses hábitos, você pode contar com a Tamarine!

A linha Tamarine Fitoterápico ajuda a aliviar os sintomas de constipação em quadros primários e secundários.4,5

Você pode escolher uma de nossas diferentes versões para regular o funcionamento do seu intestino:

●        Tamarine Geleia

●        Tamarine Cápsulas de uso diário

Quer saber mais sobre os produtos Tamarine? Clique aqui e saiba mais!

Tamarine Fibras Pó e Tamarine Fibras Kids são alimentos isentos de registro de acordo com a RDC 27/2010.

Tamarine. Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.7817.0023.  SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Janeiro/2022.

Referências
  1. Sociedade Brasileira de Coloproctologia. Constipação. Disponível em https://sbcp.org.br/arquivo/constipacao/. Acesso em janeiro/2022.


  2. Longstreth GF, Thompson WG, Chey WD, et al. Functional bowel disorders. Gastroenterology. 2006;130(5):1480-91. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16678561/. Acesso em janeiro/2022.


  3. Ministério da Saúde. Diretrizes e Recomendações para o Cuidado Integral de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Série Pactos pela Saúde. 2006;8. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_recomendacoes_cuidado_doencas_cronicas.pdf. Acesso em janeiro/2022.


  4. Bula do produto Tamarine Cápsula dura

  5. Bula do produto Tamarine Geleia

  6. Rótulo do produto Tamarine Fibras Pó

  7. Rótulo do produto Tamarine Fibras Kids