Saiba quais alimentos ajudam na imunidade

Você sabia que existem alimentos que ajudam na imunidade direta e indiretamente?
E não estamos falando apenas de itens que contenham vitamina C, como morango, laranja e limão. Sim, aquela vitamina que tomamos quando estamos com gripe. Essa é, inclusive, uma prática que não auxilia o sistema imunológico no longo prazo.
É muito comum que as pessoas comecem a se cuidar quando, de fato, o corpo dá sinais claros de que algo não está funcionando como deveria. Com o sistema imunológico não é diferente. Esperamos que gripes, infecções e inflamações ocorram frequentemente e de forma agressiva para ligarmos o alerta.
Mas você sabia que cansaço, ganho ou perda excessiva de peso, queda de cabelo, herpes e, inclusive, aftas podem ser sinais de imunidade baixa?
Quando percebemos, a barreira de proteção do organismo já está extremamente fragilizada. Vamos entender quais alimentos ajudam na imunidade e outras práticas para evitar esse enfraquecimento e colaborar com a defesa natural do corpo?
Como saber se sua imunidade está baixa?
Antes de mostrarmos a lista de alimentos que aumentam a imunidade, vamos entender o que significa imunidade baixa, a quais fatores ela está relacionada, sintomas e consequências para a sua saúde e bem-estar.
O sistema imunológico do nosso organismo funciona de maneira complexa, em diversos níveis de atuação e utilizando um grupo de diferentes órgãos, tecidos e células de combate. Estas últimas são chamadas de células ou glóbulos brancos, ou leucócitos.
E, dentro delas, ainda existem outras células como linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que auxiliam na contenção e eliminação de vírus e bactérias. ¹
Ou seja, existe um verdadeiro exército para combater organismos estranhos ao nosso organismo. Se um ou mais combatentes não estão atuando da maneira correta, devido a alguma insuficiência, desarmonização ou desequilíbrio, a sua atuação deixa de ser eficiente.
Isso deixará o sistema de defesa do organismo em situação de vulnerabilidade. Chamamos esse contexto de imunidade baixa.
O que pode ocasionar imunidade baixa?
Por se tratar de um sistema extremamente complexo, que depende de órgãos, tecidos, células e diversas ligações, muitos fatores podem colaborar para a imunidade baixa. Os estudos referentes à causa dessa vulnerabilidade ainda são investigados por especialistas.
Mas diversas pesquisas apontam que alimentação, estresse, ansiedade, vícios, falta de exercícios, higiene, exposição solar e uma boa noite de sono podem impactar diretamente no sistema imunológico.²
Quais os indícios de imunidade baixa?
Um dos principais sintomas da imunidade baixa é a constante presença de resfriados, gripes, infecções e inflamações. Quanto mais debilitado o sistema imunológico, mais longa será a duração dessas enfermidades e mais severas elas se tornarão. ²
Mas existem alguns indícios que acabam passando despercebidos. Como, por exemplo, queda de cabelo, cansaço em excesso, náuseas, manchas e outras alterações na pele. ²
É importante ressaltar que esses sintomas podem estar relacionados a inúmeras outras patologias e condições. Antes de tomar qualquer atitude, portanto, o ideal é consultar um médico para atestar a imunidade baixa. ²
O que fazer quando a imunidade está baixa? Dá para evitar que isso aconteça?
Bom, manter uma vida saudável, evitar vícios, dormir bem, realizar exercícios rotineiramente e ter uma alimentação balanceada é uma indicação a todos. Afinal, essas ações não colaboram apenas para manter a imunidade forte, mas também evitam inúmeras outras patologias. ²
Mas será que existem alimentos para imunidade baixa?
Sim! Vamos ver quais são eles!
Qual alimento aumenta a imunidade?
Recentemente diversas pesquisas surgiram com o intuito de ajudar a população a fortalecer o sistema imunológico frente a pandemia.
Apesar de haver inconclusões a respeito dos estudos relacionados ao tema, alguns alimentos e complementos podem afetar diretamente as células do sistema imunológico. Principalmente aqueles que contenham: ³
- Algumas categorias de ácidos graxos, como o PUFA; ³
- Micronutrientes, como zinco, vitaminas D e E; e ³
- Alimentos funcionais, como probióticos. ³
De acordo com pesquisas, os alimentos e complementos que contenham esses itens podem impactar positivamente nas funções desempenhadas pelo sistema imunológico. Veja abaixo algumas opções na lista de alimentos que aumentam a imunidade.
Lista de alimentos que aumentam a imunidade
Ricos em vitamina C
A vitamina C é um importante aliado para a imunidade. Afinal, ele é um poderoso antioxidante, pode afetar positivamente na renovação celular, número de células de defesa (anticorpos), na diferenciação de células do sistema imunológico e, consequentemente, na resposta imunológica do organismo. 4
E salmão que além da vitamina D também contém: 4
- Ácidos graxos ômega-3;
- Selênio;
- Zinco;
- Vitaminas B.
Esses elementos também auxiliam no combate a inflamações e no controle do sistema imunológico.
É preciso salientar que o consumo de vitamina C, por meio de alimentos, representa uma pequena dose e deve ser complementada com a exposição ao sol e, quando necessário, suplementação. Consulte seu médico para verificar a indicação ideal!
Alimentos prebióticos
Prebióticos são ingredientes não digeríveis que auxiliam na manutenção controlada e benéfica das bactérias úteis do cólon. Como explicaremos mais à frente, elas são de extrema importância para a manutenção do sistema imunológico.
Abaixo uma lista de alimentos que ajudam na imunidade contendo prebióticos:
- Alho e cebola;
- Cereais;
- Aspargo;
- Alcachofra;
- Banana
É importante ressaltar que existem outros alimentos que contém vitaminas e minerais importantes para o sistema imunológico. Tais como:
- Feijão que possui Zinco e Ferro;
- Castanhas - Zinco, Vitamina E, Cobre e em alguns casos, como a castanha do pará, também apresentam selênio;
- Carne vermelha - Zinco e Ferro;
- Feijão e carne vermelha (Zinco);
- Sementes: Que podem conter Cobre, Selênio e Vitamina E;
- Grãos - Ácido Fólico;
- Entre outros.5
Alimentos Probióticos
Os produtos e alimentos probióticos são aqueles que possuem microorganismos vivos, úteis para o equilíbrio da microbiota (flora intestinal). Estamos falando de bactérias indispensáveis para a saúde do corpo e, claro, da imunidade.
Abaixo alguns dos alimentos probióticos:
- Kefir;
- Kombucha e
- Iogurtes (que contenham bactérias vivas).
Falando em intestino, vamos entender um pouco mais da relação dele com o sistema imunológico?
Qual é a relação do sistema digestivo com a imunidade?
O sistema digestivo também funciona de forma complexa, com a participação de diversos órgãos, células, tecidos, etc. Dentre eles, claro, o intestino, com uma mucosa com área de 300 m².6
Essa mucosa possui uma camada contendo componentes da dieta e da microbiota (conjunto de microrganismos gastrointestinais). Esses elementos possuem papel importante na manutenção e no equilíbrio da imunidade.
Afinal, atuam ativamente na digestão de alimentos que ajudam na imunidade. Além de outras funções e ações de combate a inflamações e infecções. Por isso, alimentos pré e probióticos são tão recomendados.
Isso porque eles auxiliam na alimentação e manutenção das bactérias úteis do intestino.5
Mas, para que esses elementos colaborem com a imunidade, é preciso garantir que o intestino esteja saudável, atuando corretamente na digestão de alimentos e nas demais funções digestivas.
E sabe quem tem papel fundamental nesse funcionamento? As fibras! A ingestão das porções ideais de forma correta pode não ser uma função tão simples.
O lado positivo é que Tamarine pode ajudar! Com 100% de fibras prebióticas em sua formulação, o Tamarine Fibras está disponível em diferentes versões. Veja só!
Aumente sua ingestão de fibras com Tamarine Fibras!
- Tamarine Fibras Kids: fórmula líquida sabor morango, zero açúcares7,8,9, que auxilia no funcionamento do intestino das crianças.
- Fibras Pó Solúvel: versão em pó pensada para quem deseja aumentar o consumo de fibras na alimentação diária atual. O Tamarine Fibras em pó dissolve 100% sem alterar o sabor e textura dos alimentos e bebidas.
- Fibras em Goma: versão em goma, sabor morango, fácil de carregar!
Quer saber mais sobre isso? Conheça mais sobre nossos produtos aqui!
Tamarine Fibras Kids. Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Maio/2022.
Tamarine Fibras (Pó). Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Maio/2022.
Tamarine Fibras (Gomas). Alimento isento de registro conforme RDC 27/2010. Maio/2022.
Referências
Modulação Nutricional da Função Imune: Análise de Evidências, Mecanismos e Relevância Clínica ;
Bernaud FS, Rodrigues TC. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre saúde do metabolismo. Arq Bras Endocrinol Metabol. 2013;57(6):397-405.;
Hengst C, et al. Effects of polydextrose supplementation on different faecal parameters in healthy volunteers. Int J Food Sci Nutr. 2009;60 Suppl 5:96-105. ;
Ranawana V, et al. Polydextrose: its impact on short-term food intake and subjective feelings of satiety in males-a randomized controlled cross-over study. Eur J Nutr. 2013;52(3):885-93
Rotulagem produto Tamarine Fibras Kids.
Rotulagem produto Tamarine Fibras em Pó.
Rotulagem produto Tamarine Fibras Gomas.