Mau funcionamento intestinal e Humor

Quando se fala sobre intestino, a maioria das pessoas logo pensa no hábito de ir ao banheiro. Mas você certamente nem desconfia que este órgão também esteja ligado diretamente ao seu humor e bem-estar.¹

O humor do ser humano muitas vezes corresponde ao momento em que estamos passando em nossas vidas, provocando mudanças de acordo com a preocupação, ansiedade, problemas no trabalho e com a família. Porém, não são apenas os fatores externos que interferem no nosso estado de humor.1,2

No caso das mulheres, que são as que mais sofrem com a prisão de ventre, o período que antecede a menstruação, conhecido como TPM (tensão pré-menstrual) pode afetar muito o humor, tanto pelos fatores fisiológicos, quanto pela associação do período com os fatores externos que estão sendo vivenciados. Nessa fase do ciclo menstrual, o intestino funciona de maneira mais lenta por conta do aumento hormonal neste período.2

Portanto, para reduzir os sinais de irritação causados pelo fato do intestino não funcionar normalmente e se sentir com mais disposição e bom humor, é importante também cuidar da saúde do seu intestino. Aprender a conhecer e respeitar o ritmo desse órgão é essencial: evite adiar o ato de evacuar e invista em hábitos que facilitem o funcionamento do intestino. Uma alimentação rica em fibras, boa hidratação e prática regular de exercícios – que envolvem simples caminhadas no parque ou mesmo um passeio de bicicleta pela cidade - são grandes aliados nessa tarefa. 1,2

Também é importante praticar atividades como yoga ou pilates, que estimulam o relaxamento e dão força e resistência aos músculos, além de promoverem a sensação de bem-estar. Exercícios físicos contribuem para liberação de endorfina, hormônio que pode ajudar a melhorar os sintomas da TPM.3

Referências

1. Almeida LB et al. "Disbiose intestinal." Rev Bras Nutr Clin 24.1 (2008): 58-65.

2. Barbosa SR, Liberali R, Coutinho VF. Relação dos aspectos nutricionais na tensão pré-menstrual (TPM): Revisão sistemática. RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. 2012; 4(19): 31-38.

3. Silva MJL, Freitas CD, Civile VT, Nardini AG. Efeito do método Pilates com Bola em mulheres com dismenorreia primária. Health Sci Inst, 2014;32(1):78-81.



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Por: Fabiana Barreto - CRN 9294

As opiniões emitidas neste material são de responsabilidade da autora. A Hypera Pharma S.A. não se responsabiliza pelo conteúdo técnico-científico deste informativo.

STUMP, Sylvia Escott. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 9 ed. São Paulo: Roca, 1998.

MURA, Joana D´Arc Pereira; SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra: Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. 1 ed. São Paulo: Roca, 2007.

STURMER, Joselaine: Comida: um santo remédio. 1 ed. São Paulo: Vozes, 2003.

BALCH, James; STENGLER, Mark: Tratamentos naturais. 1 ed. São Paulo: Campus, 2005.

MCARDLE, William; KATCH, Frank; KATCH, Victor: Fisiologia do exercício - Nutrição, Energia e Desempenho. 5 ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2003